Como proteger a sua joia das agressões do dia a dia

Pode parecer uma coisa óbvia, a verdade é que muitas vezes é esquecida… A durabilidade das joias não depende só da qualidade das matérias primas, da técnica utilizada ou do design. Os cuidados que tem com o seu uso no dia a dia (assim como a forma como a limpa e guarda) são decisivos. É deste primeiro ponto que lhe vou falar neste artigo.

São vários os fatores que podem contribuir para que a sua peça em prata fique escura, sem brilho, riscada, partida, etc. durante o seu uso. A boa notícia é que há coisas que pode fazer para evitar, ou pelo menos minimizar, esta situação.

Um dos problemas que frequentemente se associa à prata diz respeito ao aparecimento de manchas escuras na sua superfície. Isto acontece porque a prata, em contacto com alguns gases presentes no ar (como o oxigénio ou compostos de enxofre, por exemplo) oxida, levando à formação de uma película de sulfeto de prata na sua superfície, que é a causa do seu escurecimento.

Nos locais onde a poluição atmosférica é mais elevada (por ex. devido a tráfego automóvel intenso,) há maior probabilidade da prata oxidar, pois esta reage com o dióxido de enxofre que é libertado pelo escape dos veículos.

Não há forma de evitar o contacto do ar com a sua joia, enquanto a está a usar, no entanto, pode reduzir o efeito que este tem sobre a sua peça. Como? Limpe a sua joia diariamente para evitar que o óxido se vá acumulando, e assim poderá manter o bom aspeto da sua peça, durante mais tempo. Desta forma, consegue também adiar a necessidade de uma limpeza mais profunda, potencialmente mais “agressiva”. E quando não estiver a usar a sua joia, guarde-a protegida do ar (por ex. em saquinhos individuais de tecido macio).

A água, os resíduos de sabão acumulados, o sal, o cloro (entre outros produtos), podem danificar as suas joias. Deverá, por isso, retirar sempre as suas peças antes de lavar as mãos (no caso de anéis ou pulseiras), antes de tomar duche, banho de mar ou banho de piscina.

A limpeza das suas peças é totalmente recomendável, mas deverá ser feita em separado, e seguindo as recomendações do fabricante / marca. Veja também “O uso de joias e a higienização das mãos em tempos de pandemia

Perfumes, cremes, óleos, sprays, maquiagem, etc. são compostos por diversas substâncias químicas que, em contato com a prata, também a podem escurecer. O truque é colocar as suas peças alguns minutos depois de se arranjar, para evitar o contacto direto entre eles.

Alguns alimentos como ovos, cebola, couve flor, brócolos, nabo (etc.) podem também causar este efeito na prata. Pelo que é recomendável que retire as suas joias antes de realizar tarefas em que estas possam entrar em contacto com alimentos.

A água e o cloreto de sódio presentes na composição do suor, ajudam a que os gases de enxofre do ar se misturem com a prata, escurecendo a superfície da sua joia. Através do suor podem também ser eliminadas substâncias (como o ácido úrico, alguns alimentos e medicamentos), que também promovem esta situação. Para além disso, o suor, pelo seu Ph levemente ácido, tem uma ação corrosiva sobre a prata. Pelo exposto, recomendo-lhe que retire sempre as suas joias antes de realizar exercício físico.

Tenha em atenção as atividades que exerce no seu quotidiano (profissionais, domésticas, de lazer, etc.). Verifique se, ao executá-las, é possível que entre em contacto com detergentes, produtos de limpeza, luvas de latex, combustíveis fósseis, etc. (que contêm químicos que escurecem a prata) ou que, no âmbito da realização das mesmas, pode riscar, amolgar, torcer ou partir a sua joia. Nestes casos, é aconselhável que retire a sua peça antes de realizar tais tarefas.

Será também uma boa prática retirar as suas joias antes de ir dormir. Para além de se poder magoar se não o fizer, pode também danificar as suas peças. Uma vez que durante o sono não temos controlo sobre os nossos movimentos, é possível que ocorram situações em que estas sofram riscos, marcas, torções, etc.

Se tiver em atenção estes pequenos detalhes, relativos ao uso das suas joias, poderá mantê-las como novas durante mais tempo. Lembre-se que limpá-las e guardá-las de forma adequada são também aspetos importantes a ter em conta. Siga-os e desfrute das suas joias!

Deixe uma resposta