Para aumentar a durabilidade das suas peças deve ter em conta três pilares fundamentais:
– Os cuidados que tem com o seu uso no dia a dia
– A forma como a sua joia é limpa (neste ponto, deve seguir as indicações do fabricante/marca da sua peça).
– Como guarda e organiza as suas joias.
Ter as suas joias bem organizadas e guardadas só tem vantagens, e hoje vou ajudá-la nessa tarefa:
Em primeiro lugar, deve escolher o local onde vai guardar as suas peças. Não se esqueça que o espaço deve estar longe do sol e não deve ter humidade.
Recomendo que guarde as suas peças individualmente (ao abrigo do ar, da luz, da humidade e do pó), e que as mantenha suficientemente afastadas umas das outras.
Em seguida, escolha a forma de as guardar.
Se já tem um sistema que cobre as necessidades enumeradas no ponto anterior, não há necessidade de o substituir.
Se verificar alguma falha no seu sistema, pequenos ajustes poderão ser suficientes.
Se, no entanto, for necessário criar ou remodelar o seu sistema, recomendo que invista na solução que melhor se adapta às suas circunstâncias para que possa tirar o melhor proveito dele, durante muito tempo.
Há soluções para organizar acessórios que poderão ser esteticamente interessantes (como suportes de parede ou de cómoda, cabides, etc.) mas que eu pessoalmente não aconselho para peças de joalharia, pois embora algumas protejam as peças de se danificarem pelo contacto umas com as outras, podem não as proteger da luz, do ar, da humidade, nem do pó..
Há, no entanto, várias soluções que preenchem essas necessidades. Aqui estão algumas:
– Saquinhos individuais de tecido macio – Pode colocá-los numa gaveta pequena, ou numa caixinha guarda joias sem divisórias, por ex. Pode encontrar uma forma de os identificar (cores, etiquetas, etc.) para não ter de os estar a abrir sempre que procura uma peça. São práticos para levar em viagem.
– Estojos feitos ou forrados com tecido macio – também são práticos para levar em viagem. Permitem manter as peças separadas entre si, mas agrupadas por categorias ou conjuntos.
– Guarda joias forrado com tecido macio. Divisórias ajustadas às suas necessidades. Grandes se tem mais colares ou pequenas para brincos e anéis.
– Gavetas com divisórias forradas com tecido macio – pré feitas ou feitas por medida.
– Etc.
Agora comece a organizar:
1. Separe as suas peças em 3 grupos
A) As que estão a precisar de tratamento profissional porque estão riscadas, partidas, brincos sem par, com falta de pedras ou a necessitar de refazer o banho químico, demasiado sujas, etc.
B) As que usa regularmente.
C) As que não usa com tanta frequência – Se isso acontece porque estão escondidas no fundo da gaveta e não as vendo esquece-se, ou se sempre que as quer usar não as encontra, então organizá-las vai ajudar a resolver o problema. Se tem um espaço pequeno, considere ir mudando as peças de posição. À medida que as vai usando coloque-as atrás. Desta forma as que estavam sempre atrás passarão para a frente, aumentando a probabilidade de lhes dar uso.
2. Tire os nós, desensarilhe peças se for o caso, e limpe as suas joias (seguindo sempre as indicações da marca ou do fabricante).
3. Separe as joias por categorias: anéis, colares, brincos, etc. Dentro dessas categorias pode separar segundo outros critérios que façam sentido para si, como tipo de metal (peças em prata ou ouro), tamanhos (peças grandes ou pequenas), etc.
4. E coloque as suas peças nos locais respetivos (saquinhos, divisórias, etc.)
Agora verá que é muito mais fácil e mais rápido escolher (e encontrar) a peça a usar.!
Deixe uma resposta